quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

gnomos reais ou não



Gênios de pequeno tamanho, que, segundo a Cabala, habitariam debaixo da terra e seriam donos dos tesouros de pedras e metais preciosos. A lenda dos gnomos passou do Oriente para a Escandinávia e para a América Central. Simbolizariam o ser invisível, que, por inspiração, intuição, imaginação e sonho, faz visíveis os objetos invisíveis. Na alma do homem eles são como que lampejos de consciência, de iluminação e de revelação. São como que a alma oculta das coisas, orgânicas ou não; e quando eles se retiram, as coisas morrem ou ficam inertes e tenebrosas.
O gnomo pode amar e odiar sucessivamente o mesmo ser. Pouco a pouco, na imaginação popular, assumiu a figura de um anão feio e disforme, malicioso e perverso. Em troca, sua mulher, ainda menor que ele, era de extraordinária beleza e trazia galochas nos pés: uma de rubis, outra de esmeralda. O casal, ou gnomo desdobrado em complexo masculino e feminino, simboliza a aliança em todo ser de um lado feio e um lado belo, de um lado mau e um lado bom, de um lado terroso e outro cheio de luz.
São poderes invisíveis mas que são capazes de materializar qualquer coisa que seja invisível, além de serem considerados como sendo um símbolo dos lampejos de consciência e das revelações que ocorrem usualmente aos seres humanos. Esses seres que habitavam o subsolo eram donos de grandes tesouros em pedras e metais preciosos, num simbolismo do potencial que jaz escondido em nosso inconsciente.

 Trata-se, sem dúvida, de uma imagem dos estados de consciência, complexos e fugidios, em que coexistem ignorância e conhecimentos, riqueza e pobreza morais: exemplos da coincidência dos contrários, de conhecimento mantido em segredo ou ocultado.
Encontrar um gnomo no sonho representa uma busca de valores e princípios diferentes dos que compõem sua personalidade atual. Neste momento  você está perseguindo uma utopia, mas que pode se tornar realidade, se você se permitir fantasiar, sonhar. Solte sua criatividade: sua natureza interna está lhe pedindo por mudanças. Não deve se assustar com a possibilidade de explorar caminhos que até agora haviam permanecidos desconhecidos para você.

2 comentários:

  1. Olá eu não sei se devo ou não acreditar,eu quero acreditar eu quero que seja verdade mais só acreditaria se eu enxergasse,e queria muito muito poder ver.quero opinião de vocês como faço para ver,quero saber se eu só posso ver se eles quiser se mostrar e espero se algum dia eu ver quero e espero que seja bom.

    obrigado pela atenção

    ResponderExcluir